quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Prezado Tico Santa Cruz ...

Começo postando esse vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=nyWEid53daQ
O Tico Santa Cruz  disse o seu perfil do facebook:
Mas vale a reflexão sobre qual é nossa responsabilidade nesse quadro social e violento. 
Os mesmos desejos de status que são vendidos e estimulados por essa sociedade consumista que tem como prerrogativa dar valor mais ao que se tem do que o que se é, atinge a todos. Quem tem como comprar e a quem não tem. 
E cada vez mais este estímulo inunda a alma das pessoas com desejos de possuir algo que lhes faça importantes onde convivem com os demais. 
Para alguns isso passa a ser tão fundamental, que meter a mão numa arma e tomar dos outros a força se torna o único meio de atingir este patamar, tendo em vista a complexa situação social desse país. 
Sem perceber, estamos alimentando cada vez mais as diferenças e fazendo com que os bens materiais se tornem muito mais importantes do que uma vida humana. 
Não estou aqui para defender bandido, mas embora uma parte de mim tenha comemorado a ação e dito "Bem feito", a outra que conhece a realidade dos morros, das periferias, dos presídios, da pobreza, dos destinos que levam ao crime preferiu interpretar esse episódio como mais uma demonstração de como estamos cada vez mais sedentos por uma vingança que mira sempre o alvo errado. 
O bandido é bandido e como tal ao escolher pelo crime deve arcar com as consequências. 
Mas de onde nascem essas fissuras sociais? 
Pense sobre isso.

A resposta que postei pro Tico no perfil dele....

Sabe Tico...sou sua fã de carteirinha....adoro as coisas que tu escreve, mas discordo de vc, não é minha responsabilidade. Tenho um casal de filhos, trabalhei e trabalho muito para educá-los. A vida também não foi fácil pra mim, nem por isso sai roubando ou me prostituindo. Existe aquele negócio chamado livre arbítrio. Se o cara foi roubar, sabia das consequências. Ele com certeza estava lá pra matar ou pra morrer. Se algumas pessoas andam de jatinhos, tem iates e jet sky, eu NÃO TENHO DIREITO de ir lá e roubar, pra que eu use ou venda ou faça qualquer coisa que seja. 
Minha responsabilidade eu vejo todos os dias quando levanto às 6 da manhã para trabalhar. Minha responsabilidade eu vejo quando chego em casa, depois de um dia extremamente estressante e cansativo, e tenho q arrumar a casa, fazer o jantar pra deixar pronto o almoço do meu filho de 16 anos, que está praticamente "se criando" sozinho durante o dia inteiro.
Não é desculpa ser pobre e roubar pra ter. Não é desculpa ter sido criado em morros, periferia ou qualquer outro lugar pobre ou abaixo da linha da pobreza. Moro na periferia, nem por isso meus filhos são bandidos. Falar que fiquei com pena dele, juro pra vc que não fiquei não. Mas se aquele infeliz tem mãe, fiquei com pena dela. Só dela. E mesmo assim um pouquinho só. Pois se tivesse batido, dado uma boa surra no vagabundo, talvez, digo talvez, ele não virasse essa porcaria que virou. Fico com um pouco de pena da mãe dele, porque deve ser horrível colocar um filho no mundo e ver que se transformou naquela"merda". 
Semana retrasada a empresa que trabalho foi assaltada. O bandido(coitadinho, cheio de mazelas sociais, fissuras, falta de opção, e outras cretinices que usam pra desculpar a má índole do canalha) enfiou o cano do revólver na minha barriga, ficava socando aquele cano e mandando não olhar pra cara dele. Me explica como pensar que sou responsável por um BANDIDO me ameaçando com uma arma? Eu, ali trabalhando, sendo alvo de um cara que teve as mesmas oportunidades na vida que eu. Pôde escolher entre trabalhar ou entrar pro crime. Me diz, como me sentir responsável por um Filho da mãe que é assim?????
Não sou responsável por ele não ter o que consegui por fruto do meu trabalho. 
Ora bolas NAUM É RESPONSABILIDADE MINHA. Estudei em colégio público também. E nem por isso roubo, mato ou faço qualquer coisa que me coloque na posição de uma pessoa que vive do crime e no crime. Queria saber onde estava o direitos humanos quando o cara estava com a arma enfiada na minha barriga? 
Garanto que as fissuras sociais também não são responsabilidade minha. Aprendi que sou aquilo que penso, que quero e que batalho pra ser e ter. Não busco as coisas mais fáceis.
De coração, acho que o policial podia ter ao menos aleijado o cara, tal qual o Marcelo Yuca ficou, ou mesmo ter sido morto como o seu guitarrista. 
Não cobre minha responsabilidade e também não culpe o governo corrupto ou não. A educação que o governo tem obrigação de dar, não inclui caráter, boa índole ou amor ao próximo. Isso não se aprende na escola.

Andrea Christine
Google Analytics Alternative